Feito é melhor que perfeito!

Planejamento de Marketing Digital

Planejamento de Marketing Digital

O que todas as empresas e profissionais buscam é resultado. O restante não importa, entretanto na prática não é isso que acontece fazendo com que muitos planejamentos não funcionem.

Fazer um planejamento anual de Marketing Digital toma tempo e requer muita dedicação. Por isso, preparamos este eBook com orientações e dicas para lhe auxiliar a traçar ações de Marketing Digital.

Também preparamos uma série de exemplos de planejamento baseados em objetivos de negócio.

Primeiro vamos analisar o panorama atual do Marketing Digital da sua empresa e analisá-lo com atenção. As taxas do funil de vendas são as métricas mais importantes para o seu negócio, então comece por elas.

O desempenho entre cada estágio (Visitantes >Leads >Oportunidades >Clientes) mostra quais etapas não estão tendo uma performance adequada e merecem atenção.

Após fazer essa análise, é preciso investigar os dados de maneira mais aprofundada para encontrar os pontos que estão com alguma deficiência. Divida por etapa e faça perguntas como os exemplos abaixo:

Visitantes
• Minha empresa tem um blog?
• Qual a qualidade e frequência com que estamos postando novos conteúdos? (Não adianta fazer um post por dia, sem qualidade.)
• Qual é o número de visitantes mensais?
• De quais fontes eles vêm (quantidade de tráfego vindo de pesquisa orgânica, paga, outros sites e campanhas)?
• Qual é a posição do site nos buscadores para termos relevantes em nosso mercado?
• Quantos seguidores temos nas mídias sociais e quanto tráfego vem de lá?

Leads
• Usamos Landing Pages para disponibilizar ofertas/Promoções?
• Se sim, como estão as taxas de conversão nelas?
• As promoções em banners (calls-to-action) no site e mídias pagas direcionando para essas páginas estão trazendo resultado?
• Em quanto está o Custo por Lead?

Oportunidades
• Estamos usando email marketing para nos relacionar com a base de Leads?
• Como está o relacionamento com os seguidores nas mídias sociais?
• Temos fluxo de Automação de Marketing?
• Como está o alinhamento entre os times de marketing e vendas?
• Estamos usando bem o Lead Scoring?
• Há conversas de feedback para melhorias no processo?

Clientes
• Os Leads trabalhados pelo marketing estão se tornando clientes?
• O processo de vendas está bem definido?
• Como anda o CAC (Custo de Aquisição de Clientes)? Abaixo ou acima do mercado?
• As metas de venda estão sendo alcançadas?

Identifique os objetivos de Marketing Digital
Esse é um passo decisivo para o seu planejamento. Com base no panorama atual, defina quais são os objetivos da sua empresa.

Gerar Leads Qualificados
Gerar Leads é a base de uma estratégia de Marketing Digital. São eles que farão parte da sua base de relacionamento e serão nutridos ao ponto de se tornarem oportunidades e clientes.

Dependendo do nível da sua empresa neste assunto, seu objetivo pode ser:
• Começar a gerar Leads;
• Otimizar a forma como está atraindo esses contatos para trazer mais Leads qualificados para venda.

Vender para Leads
No Marketing Digital, a venda começa desde o momento em que um visitante chega ao site e se torna um Lead. Como dito anteriormente, a partir do trabalho de relacionamento com eles, esses Leads se tornarão oportunidades para vendas.

Pensando no planejamento, temos também dois graus de maturidade no assunto, o que irá definir o plano da sua empresa.

• Traçar um processo inicial de Inbound Sales e começar o alinhamento entre as áreas de Marketing e Vendas;
• Otimizar o processo de Inbound Sales, ganhar escala e aumentar a produtividade dos vendedores.

Ser Referência (Ter Autoridade)
Ser referência em seu mercado é possível com Marketing Digital e faz sua empresa atrair cada vez mais Leads Qualificados. Você conseguirá esse objetivo principalmente através da produção de conteúdo.

Pensando no nível da empresa, seus objetivos podem ser:
• Iniciar a produção de conteúdo para sua persona;
• Caso já tenha uma frequência de publicação, otimizar a forma como esse conteúdo é distribuído e utilizado ao longo do funil de vendas.

Ofertas (avançado)
Neste projeto você irá mapear os conteúdos de acordo com a jornada de compra dos seus clientes. Isso irá reforçar sua estratégia de conteúdo e facilitar trabalhos posteriores com Automação de Marketing.
Investimento de tempo: 16 horas por oferta
Resultado esperado: Aumento da base de Leads qualificados, mais ofertas focadas nas dores dos Leads em diversos momentos de compra
Prazo previsto até o resultado: Curto prazo

Landing Pages
Aqui você irá criar uma Landing Page para distribuir sua oferta. Por ser uma página focada na conversão, ela fará com que mais visitantes se interessem por sua oferta e se tornem Leads.
Investimento de tempo:
Variável. Com aplicações/softwares que possuem a criação de Landing Pages, em média 2 horas para ter uma página de conversão.
Resultado esperado: Uma página com alta taxa de conversão pronta para divulgar sua oferta e começar a gerar Leads
Prazo previsto até o resultado: Curto prazo

Promoção (básica)
Neste projeto listamos algumas táticas e canais para divulgar a sua oferta e levar mais visitantes para sua Landing Page. Também te ajudaremos a priorizar aquelas que mais se adequam ao contexto da sua empresa.
Investimento de tempo: Em média 1 hora por canal
Resultado esperado: Base de emails forte e engajada, aumento da geração de oportunidades de negócio e Leads qualificados para a venda
Prazo previsto até o resultado: Curto/Médio prazo, dependendo do canal

Promoção (avançado)
Aqui você verá técnicas mais avançadas de promoção das ofertas. O ideal é que faça esse projeto quando já tiver alguma experiência com produção de conteúdo, mídia paga e gestão de Leads.
Investimento de tempo: 1 hora por canal
Resultado esperado: Aumento da base de Leads qualificados, aumento do tráfego para o site/blog/ofertas, aumento do retorno de Leads ao site em ofertas adequadas ao seu momento de compra
Prazo previsto até o resultado: Curto prazo

Automação de Marketing (básico)
Após o entrar na sua base, todos os Leads precisam continuar sendo nutridos para avançar no processo de compra. Nesse projeto você aprenderá a seguir educando a sua base de Leads para determinado objetivo de forma automatizada.

Investimento de tempo: 4 horas por fluxo
Resultado esperado: Ter um processo automatizado de nutrição de Leads que proporcionará uma diminuição do seu custo de aquisição e ciclo de vendas.
Prazo previsto até o resultado: Curto/Médio prazo

Alinhamento Marketing e Vendas (básico)
Neste projeto suas áreas de Marketing e Vendas irão definir um acordo para passagem de Leads, definir um perfil de Leads qualificado e começar a venda para esses Leads.
Investimento de tempo: 4 horas (+30 minutos diários para qualificação dos Leads)
Resultado esperado: Processo de vendas claro e estruturado e boa comunicação entre as áreas e aumento das vendas para os Leads
Prazo previsto até o resultado: Curto/Médio prazo, dependendo do volume de Leads e ciclo de vendas.

Alinhamento Marketing e Vendas (avançado)
Aqui você irá ganhar escala e produtividade na qualificação e passagem de Leads para vendas utilizando alguns recursos mais avançados e analisando algumas métricas intermediárias do funil de vendas.
Investimento de tempo: Variável
Resultado esperado: Ganho de escala e produtividade, automação do processo de passagem de Leads do Marketing para Vendas
Prazo previsto até o resultado: Curto/Médio prazo

Inside Sales (avançado)
Neste projeto você irá, a partir dos aprendizados tido até então, otimizar o processo de vendas, estruturar um time de Inbound Sales e capacitá-los para começar a ganhar escala nas vendas.
Investimento de tempo: Variável, investimento contínuo na área
Resultado esperado: Melhora no processo de vendas, aumento do time, ganho de escala nas vendas
Prazo previsto até o resultado: Curto/Médio prazo

Setup de Blog e Mídias Sociais
Aqui você irá criar o necessário para criar e/ou aumentar o alcance da sua empresa e preparar o ambiente necessário para iniciar a produção de conteúdo.
Investimento necessário: 17 horas (+ tempo para escrever e revisar posts semanais)
Resultado esperado: aumento do tráfego orgânico para blog e site
Prazo previsto até o resultado: Médio/Longo prazo

Produção de Conteúdo (avançado)

Neste projeto você irá ganhar escala e avançar na sua estratégia de produção de conteúdo. Também irá melhorar a análise de resultados dos conteúdos para conseguir aumentar os resultados.
Investimento de tempo: Variável (trabalho contínuo)
Resultado esperado: Aumento dos resultados da produção de conteúdo, ganho de escala na produção
Prazo previsto até o resultado: Curto/Médio prazo

Análise de investimento por canal
Aqui você irá analisar mais a fundo cada canal do Marketing Digital e dimensionar os esforços para aumentar os resultados em cada um, a fim de aumentar as conversões no funil.
Investimento de tempo: 4 horas
Resultado esperado: Aumento na taxa de conversão de cada canal
Prazo previsto até o resultado: Curto prazo

Testes A/B
Esse tipo de teste é a principal ferramenta de otimização de sites e páginas. Nesse projeto você entenderá o que é um experimento e como conduzi-lo para ter um resultado conclusivo, ampliando seus resultados.
Investimento de tempo: 5 horas
Resultado esperado: Aumento das taxas de conversão do seu site através da validação de hipóteses de otimização
Prazo previsto até o resultado: Curto prazo

Lead Scoring
Orientar a análise, nutrição e entrega de Leads para vendas de forma objetiva, através da pontuação da sua base de Leads em tempo real. Nesse projeto você irá configurar pontuações para qualificar seus Leads em relação ao seu perfil (o quanto você se interessa nele) e interesse (o que ele se interessa em você).
Investimento de tempo: 10 horas, com 1 hora de manutenção semanal nas 8 primeiras semanas.
Resultado esperado: Aumento do ticket médio, diminuição do custo de aquisição de Leads e do ciclo de vendas.
Prazo previsto até o resultado: Médio prazo

Automação de Marketing para outros objetivos
A automação vai muito além do email, e nesse projeto você aprenderá a usá-la para automatizar diversas outras operações de gestão de funil, como notificar vendedores, registrar vendas e muitas outras coisas.
Investimento de tempo: Variável, dependendo da estratégia seguida
Resultado esperado: Automatizar boa parte dos processo internos de marketing, aumentando a produtividade e eficiência do time
Prazo previsto até o resultado: Curto Prazo

Growth Hacking
Esse projeto consiste em desenvolver um processo sistemático de otimização com foco em crescimento. Será empregada uma metodologia para criação, execução e análise de experimentos para validar estatisticamente formas de trazer mais resultados para o seu negócio.
Investimento de tempo: 6 horas para contextualizar a metodologia ao negócio, 1 hora semanal (do time) para análise e priorização de experimentos e mais um tempo variável para execução dos experimentos
Resultado esperado: Processo de experimentação de hipóteses com foco em crescimento que permita testar 2 ou mais hipóteses por semana
Prazo previsto até o resultado: Pequenos resultados de curto e médio prazo, com tendência exponencial no longo prazo

Um plano executado mais ou menos, te dará resultados mais ou menos. Um plano bem executado, te dará bons resultados. É igual matemática. 1+1= 2.

O medo, o apego, a arrogância e o ego são os verdadeiros sabotares em um planejamento de marketing.

Deixe o medo de lado e faça o seu plano acontecer. Não se apegue ao modelo atual, aplicações e estratégias obsoletas.

Não seja arrogante a ponto de ser o dono da verdade. O que importa é o resultado e para alcançar-lo, requer persistência, testes, erros e acertos.

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